ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS DE 2013 A 2023
Palavras-chave:
Clima organizacional. Gestão de pessoas. Instrumentos de clima organizacionaResumo
O presente artigo teve como objetivo geral analisar a produção científica do tema clima organizacional no período de 2013 a 2023. Essa se classificou quanto à natureza como básica; quanto à abordagem, qualitativa e quantitativa; quanto aos objetivos, exploratória e quanto ao método da pesquisa, bibliográfica. Foi realizada a busca em bases científicas, utilizando palavras-chave determinadas. A base escolhida foi o Google Acadêmico, que engloba diversas outras. A pesquisa compreendeu o período do dia 18 de julho de 2013 até o dia 17 de setembro de 2023 e as palavras empregadas foram: “gestão de pessoas”, "clima organizacional" e "instrumentos de clima organizacional". Como resultado, obteve-se, na primeira etapa da pesquisa, 15 artigos encontrados; na segunda etapa, de seleção com base em critérios de relevância, obteve-se 8 artigos encontrados; e na etapa 3, análise detalhada dos artigos selecionados, foram encontrados 4 artigos. Desses últimos, foi feita uma análise aprofundada da evolução do conhecimento e das tendências no campo do clima organizacional ao longo da última década. A análise desses resultados pode fornecer insights valiosos para pesquisadores, profissionais de recursos humanos e gestores interessados em compreender e melhorar o ambiente de trabalho nas organizações. Conclui-se que a compreensão do clima organizacional continua sendo fundamental para a gestão eficaz das organizações, adaptando-se às mudanças e promovendo ambientes de trabalho positivos e produtivos.
Referências
ALBUQUERQUE, A. F.; OLIVEIRA, R. M. Clima organizacional e satisfação no trabalho em uma empresa de consultoria ambiental. Revista de Administração e Inovação, v. 14, n. 2, p. 6-25, 2017.
ARAÚJO, T. M.; GARCIA, T. R. Qualidade de vida no trabalho: conceitos, modelos e avaliação. In: FERNANDES, H. M.; MENDES, A. M. G. (Orgs.). Psicologia e saúde no trabalho: conceitos, teorias e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2017.
CARVALHO, A. B.; OLIVEIRA, R. C. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso em uma indústria automobilística. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 7, n. 1, p. 46-62, 2020.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
DE ALMEIDA, E. S. et al. Gestão de pessoas como estratégia: um estudo de caso em uma empresa de telefonia de Juiz de Fora. ReCaPe, Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, 2013.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, SPE, p. 183–191, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LUCAS, A. F.; SOUZA, M. R. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, n. 3, p. 374-392, 2018.
MARRAS, J. P. Gestão de pessoas: uma abordagem moderna e sustentável. São Paulo: Pearson, 2017.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
PASCHOAL, T.; TAMAYO, A. Qualidade de vida no trabalho: conceitos, abordagens, medidas e relação com a personalidade. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2014.
PUENTE-PALACIOS, K.; FREITAS, I. A. DE. Clima organizacional: uma análise de sua definição e de seus componentes. Organizações & Sociedade, v. 13, n. 38, p. 45–57, set. 2006.
SILVA, M. A. et al. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho: estudo com profissionais de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 44, e12, 2019.
SILVA, NELI T. Clima organizacional: uma proposta dos fatores a serem utilizados para avaliação do clima de uma instituição de ensino superior. 138 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.